RUMOR: Headset VR da Apple deve chegar em 2022, tem processador mais poderoso do que o M1 para os Macs e preço alto. Apple Glass deve chegar em 2023.

De acordo com a Bloomberg, a Apple está planejando lançar um headset VR em 2022, o dispositivo terá processador muito mais poderoso do que o M1 que é usado nos atuais MacBooks, display com maior resolução, mas porém será mais caro do que os concorrentes.

O Mark Gurman, o jornalista da Bloomberg descreveu que o headset será bem semelhante ao Oculus Quest ou seja, standalone e será usado mais para jogos, comunicação e mídia, o headset deverá ter um cooler para que o headset se mantenha resfriado como acontece no Oculus Quest. A funcionalidade AR estará também presente no headset, terá capacidade de sobrepor imagens e informações sobre o mundo real, mas será limitado devido ao uso doméstico.

O headset tem expectativa de “vendas conservadoras” por causa do preço, o jornalista disse que a Apple deve vender pelo menos uma unidade por dia, será mais ou menos o nível das vendas do Mac Pro.

Enquanto isso, o esperado Apple Glass estaria ainda na fase inicial de desenvolvimento e a empresa planeja lançar em 2023. Segundo a Bloomberg, a Apple deverá adotar resoluções altas e também um chip mais poderoso do que o M1 e de acordo com o Gurman, o óculos deverá incluir duas câmeras com sensor LIDAR e também terá capacidade do usuário digitar o texto em um teclado virtual que projeta no ar.

Aguardamos mais notícias sobre esses projetos ambiciosos da Apple.

Fontes: UploadVR, MacMagazine e MacRumors.

HTC prevê Crescimento Dos Headsets VR/AR “All-in-Two” Em 2021.

Proton Glass, protótipo do novo headset da HTC

De acordo com a UploadVR que entrevistou o Gerente da HTC Vive EMEA Graham Wheeler, em 2021 será o ano de uma outra categoria do VR que se chama “all-in-two”, antes de explicar isso, veja a frase escrita por Graham durante a entrevista na UploadVR:

2021 nós veremos o Facebook reforçando o trabalho com o seu headset all-in-one com o Oculus Quest 2. Mas o criador do Vive, a HTC prevê o crescimento de uma outra categoria este ano , o all-in-two.

Na verdade este conceito já existia no Gear VR que era um headset da Samsung em que você colocava o celular no headset VR e servia como display, mas este ano verá o crescimento dos devices em que você conecta o headset VR ou AR no smartphone via cabo ou possivelmente sem fio, o primeiro aparelho que já tem este conceito de all-in-two é o Nreal Light da chinesa Nreal.

O Gerente do Vive disse ainda que veremos mais sobre isso este ano:

“Os processadores principais de smartphones estão cada vez mais impressionantes e também capazes de processar os visores de realidade virtual, então podemos esperar mais sobre dispositivos all-in-two, que são conectados com os smartphones.” disse o Graham. “É uma tecnologia que estávamos vendo há um tempo atrás, combatendo problemas de múltiplos ângulos incluindo trabalhando com o maior fabricante de chips, a Qualcomm para ajudar criar a plataforma Vive Wave, significando que os smartphones mais poderosos que rodam 5G, podem criar experiências XR.”

2020 realmente foi um ano bastante quieto para a HTC, mas no fevereiro do ano passado, a HTC mostrou o conceito de um headset 6DOF que funcionaria através de um celular chamado Proton que também tem uma versão muito próxima ao Quest 2 com processamento interno. A HTC ainda não deu indícios se a versão final do dispositivo será mesmo lançado ou vão falar mais sobre o headset ainda esta ano.

Graham Wheeler também previu que as tecnologias no PC vão continuar crescendo e mais empresas de GPU vão reforçando a tecnologia XR.

Fonte: UploadVR.

CES 2021: Panasonic Revela Specs do Novo Headset de Realidade Virtual.

Depois que o protótipo do headset VR foi mostrado no ano passado, a Panasonic finalmente revelou os specs do novo headset de realidade virtual.

Agora o device teve grandes melhorias em relação ao ano passado, agora terá tracking 6DOF, tela de micro OLED de 2560p por olho com densidade de pixel de 2245ppi, suporte para HDR e 120hz e áudio integrado ao invés de fone de ouvido.

O headset com design de óculos deverá ter suporte para smartphones Android via cabo USB Type-C e também PCs, incluindo suporte para jogos da SteamVR, possivelmente o tracking vai funcionar como no Oculus Quest e Oculus Rift S.

A Panasonic deverá revelar a data de lançamento e preço ainda este ano.

Fonte: Road to VR

CES 2021: A Lenovo revela novo óculos AR para empresas ThinkReality A3.

A Lenovo anunciou durante a CES 2021 (este ano digital), o novo óculos de realidade aumentada chamada ThinkReality A3, segundo a empresa, o óculos vai funcionar nos PCs e em alguns celulares da Motorola via cabo USB Type-C.

O ThinkReality A3 é um óculos AR para uso empresarial que poderá ser usado como monitor virtual, visualização de objetos 3D e também treinamento imersivo, o óculos utilizará o processador Qualcomm Snapdragon XR1 com visores estereoscópicas 1080p, suporte para videos em 1080p e também tem câmeras de 8 megapixels.

O óculos será oferecido em duas variações: PC Edition e Industrial Edition, sendo este com mais opções de frame para indústrias.

O ThinkReality A3 deve chegar no meio de 2021 nos EUA, mas a Lenovo confirmou também que o óculos vai chegar ao Brasil, porém não há data e nem o preço.

Fonte: Road to VR.