VR não é o foco do novo Xbox Scarlett, segundo o chefão do Xbox Phil Spencer e a Sony responde.

O futuro dos videogames está cada vez mais complicada, não é apenas duas gigantes de consoles estariam duelando com PC. Existem consoles Sony, Microsoft e a Nintendo, PC, indústria de jogos para celulares e tablets, realidade virtual e agora jogos via streaming da Google, Amazon (que deve chegar em 2020) e das duas gigantes dos consoles Sony e Microsoft. As coisas estão ficando agitadas e cheias no mercado mundial de games.

Algumas vezes, alguma empresa tem que falar qual rumo eles vão tomar e recentemente o Phil Spencer que é o chefão da divisão de games da Microsoft, o Xbox, falou sobre se o VR no novo console da empresa, o Project Scarlett (nome provisório), isso durante a entrevista com o site Stevivor. Ele disse que não está interessado na tecnologia de realidade virtual no novo console, ou seja, não quer concorrer com a Sony neste quesito. No passado ele anunciou que ia ter a tecnologia VR no Xbox One X, mas depois disso foi descartado. O motivo segundo o Spencer é que o VR é uma experiência isolada e os jogadores não estão pedindo pelo VR no console. Por isso a Microsoft vai deixar com PC ou outros fabricantes para explorar o VR.

Esta declaração causou uma resposta irônica vindo do chefe de divisão de jogos independentes da Sony, Shuhei Yoshida.

Yoshida disse que a empresa frequentemente trabalha em fazer as coisas que os consumidores não pedem ou seja, ele quis dizer que a Sony quer fazer coisas inéditas.

Há muito tempo atrás a Microsoft registrou algumas patentes sobre realidade virtual e também lançou o Mixed Reality para o Windows 10 em que vários fabricantes faziam os óculos VR para o sistema operacional da empresa, depois disso, teve rumores da Oculus Rift S ser compatível com o Scarlett, mas agora parece que a empresa não quer levar mesmo adiante o projeto de realidade virtual.

Fonte: Forbes.