OPINIÃO/ARTIGO: Nova geração de consoles terá uma disputa muito acirrada.

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Este artigo/opinião pode ter haver um pouco sobre a realidade virtual, mas vou falar o que eu acho como vai ser a nova geração.

A corrida para a nova geração de consoles, praticamente começou, Sony e a Microsoft já estão trabalhando duro nos consoles de nona geração e já tem vários desenvolvedores trabalhando nisso e também tem mais competidores chegando com o fenômeno de cloud gaming.

Realidade Virtual

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Realidade Virtual nasceu nesta sétima geração com o PSVR e os headsets VR para o PC como Vive, Rift e WMR, mas a tecnologia ainda não está perfeita por causa da latência, resolução e também limitações técnicas.

Na nova geração de consoles, a Sony deverá investir pesado no novo PSVR com novos controles Move que terá analógico de acordo com as patentes registradas e também tem alguns estúdios dedicados ao headset como London Studio e Manchester Studio que estão trabalhando no Blood & Truth e deverão trabalhar em mais projetos para o PSVR para o PS5. O PSVR 2.0 também será fundamental para o PS5 por causa das especificações técnicas de acordo com este rumor que surgiu no forum Beyond3D:

CPU: 8Core/16Threads at 3.2Ghz (boost) Zen2
GPU: NAVI-Based GPU com performance entre 12.6tf até 14.2tf
Memória: 24GB – 20GB GDDR6 no 880Gb/s – 4GB DDR4 reservado para OS
2tb HDD

Com estes specs é possível fazer jogos de realidade virtual com gráficos mais realistas e mais jogos do começo ao fim com VR. O PSVR 2 não deverá ter um processador externo, já que tudo que rodará no VR ficará no console. Apesar dos defeitos, o PSVR ainda é o primeiro lugar em vendas de headsets VR.

A Nintendo parece que também está engajada com a tecnologia depois que o rumor do novo set do Nintendo Labo, o acessório de papelão do Switch.

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Os rumores da Nintendo começaram no ano passado após uma descoberta no homebrew do console que permite rodar o modo two screens que é similar ao que acontece no Cardboard da Google, mas esse ano o rumor ganhou força através do site Nintendo World Report que disse que a empresa deve anunciar o VR para o Switch ainda este ano e terá franquias famosas da marca em realidade virtual. Na minha opinião, com o Nintendo Labo, obviamente será um Cardboard melhorado, mas terá muita praticidade graças aos Joycons que servem como controle de sensor de movimento, aí pronto, será perfeito para realidade virtual do console e talvez uma opção até mesmo mais barata.

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Novo competidor que deve entrar agora no mercado é o Slightly Mad Studios que tem o Madbox, console que promete ser mais poderoso e tem um design inovadora como controle com tela e o console também tem um hud que fala qual jogo está jogando neste momento além de notificações. O console também terá maior foco em realidade virtual e poderá ser compatível com os headsets de PC como Rift e o Vive o que isso é uma boa jogada, além disso a engine ou SDK que a empresa quer criar será gratuito para os desenvolvedores. Para ser bem sucedido o console, a empresa deverá ter melhor suporte para third party o que já começou com SDK/engine gratuito para desenvolvedores e também mostrar que console é bom em ter exclusivos.

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A Microsoft não está interessada na realidade virtual no Xbox neste momento e poderá ficar ausente no novo Xbox, mas apesar disso a Microsoft tem o WMR e o Hololens 2 que são para o Windows 10 que estão servindo mais para apps do que jogos, apesar do WMR ter suporte para a SteamVR.

Cloud Gaming:

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Cloud gaming é sem dúvidas é o futuro dos games, será algo que não vai precisar de comprar um console ou PC potente para rodar um jogo. Tudo rodará via streaming via console, TV, celular, tablet e seja lá o que for. Atualmente as empresas que possuem cloud gaming são a Sony com o PlayStation Now e a NVidia com GeForce Now. Mas parece quem vai ter mais gente entrando na guerra este ano com a Microsoft (xCloud), Google (Project Stream/Yeti), Apple e a Amazon.

Cloud Gaming é bem legal e ainda tem modelo de assinatura que na minha opinião é mais econômico assinar do que ficar comprando jogo, dependendo a biblioteca de jogos que for oferecer é claro, mas a tecnologia tem suas limitações como latência e precisa de internet com conexão muito boa, lembrando que os serviços exigem 25mb no minimo para rodar os jogos via nuvem, a tecnologia 5G que está chegando também rodará jogos na nuvem mas o problema são as operadoras que limitam franquias de celular, principalmente aqui no Brasil com exceção da Nextel, nenhum oferece franquia ilimitada de celular como acontece na banda larga fixa e fibra ótica a não ser que um dos serviços fecha parceria com uma das operadoras para isentar de franquias como já acontece na parceria entre a TIM e a Deezer.

O xCloud da Microsoft poderá ser na minha opinião um novo recurso do Xbox Game Pass, os jogadores poderão jogar os jogos disponíveis no acervo do serviço de assinatura em qualquer lugar via celulares, tablets e outros consoles como Nintendo Switch e já tem uma vasta biblioteca de jogos de Xbox One, 360 e o Xbox original. A Google estava testando o Project Stream rodando o Assassin’s Creed Odyssey como você pode ver no vídeo abaixo:

A Google pretende mostrar o console com codinome Yeti e o serviço de streaming no dia 19 de março em um evento da empresa durante a GDC 2019 em São Francisco, EUA.

Enquanto isso surgiram rumores de que a Apple e a Amazon também vão entrar no mercado de streaming de jogos o que seria muito bom para a industria, bem que a Apple e a Google também podiam investir em console tradicional para competir com a Sony e a Microsoft.

CrossPlay e o possível aliança Microsoft-Nintendo.

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Crossplay nessa geração sem dúvidas virou o assunto do momento, tudo isso começou no começo dessa geração com a Sony lançando a iniciativa crossbuy, crossplay e crosssave entre as plataformas PlayStation (PS4, PS3 e Vita) e também envolvia o PC, entre 2013 e 2016 tivemos os jogos como Rocket League e Street Fighter V que eram crossplay entre o PS4 e PC, depois teve alguns títulos que envolvia o PSVR, Vive e Rift em 2017 como o Sparc, Rec Room e Eve Valkyrie, mas neste mesmo ano de 2017, a Microsoft anunciou a iniciativa crossplay no Minecraft para o Xbox One, mobile, PC VR e até mesmo Nintendo Switch e isso está excluindo as plataformas PlayStation, o que gerou insatisfação entre os usuários de PlayStation, em 2018 a Epic implantou o crossplay entre o PS4, PC, Mac e mobile e Xbox, Switch, PC, Mac e mobile em servidores individuais o que também gerou uma revolta entre os usuários de PlayStation neste quesito e teve até mesmo ameaça de trocar de plataforma por a Sony ter se fechado com outros consoles. Em setembro de 2018 quando o jogo completou um ano, a Sony lançou o programa PlayStation Crossplay o que finalmente implanta o crossplay entre o PS4 e outros consoles e isso começou no Fortnite e depois chegou para o Rocket League, lembrando que este programa está em beta e não deve chegar para todos os jogos enquanto estiver em beta.

Agora sobre o possível aliança entre a Microsoft e a Nintendo que está circulando na internet, isso começou com os rumores de que a Microsoft quer levar os serviços deles para o Nintendo Switch que deve ser apresentado em Março na GDC 2019 que inclui Xbox Game Pass e o App Xbox no console híbrido da Nintendo. Além disso também surgiu rumores de que os jogos de Xbox como Ori e Forza podem chegar ao console híbrido o que aumenta mais a chance de a Microsoft criar uma aliança com a Nintendo e talvez essa aliança será no esquema da aliança entre a Renault-Nissan-Mitsubishi Motors, com isso quem sabe a Nintendo leve alguns clássicos para o Xbox e a Microsoft conquiste o Japão com essa aliança. Apesar disso surgiu um rumor do Xbox Game Pass no PS4.

Conclusão:

Muita coisa está rolando nessas grandes empresas de games, a Sony tem seu portfólio forte de exclusivos e a Microsoft está comprando mais estúdios e está forte nos serviços além de se aliar com outras empresas de games. Nesta geração a base instalada entre as duas plataformas estão muito distantes, mas na próxima quem sabe será mais acirrada com essas estratégias.

 

 

 

 

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